Notícias
Semana de atividades acadêmicas intensas no InsPOA!
A última semana de Julho de 2019 foi bastante intensa no InsPOA: defesas de dissertações, tese e realização de um workshop sobre perigos microbiológicos em carnes e derivados.
No dia 22 de julho, Danilo Augusto Lopes da Silva, discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, defendeu a sua tese Listeria monocytogenes in a Brazilian pork production chain and adhesion features of isolates; a banca de avaliação foi composta por Luís Augusto Nero (orientador), Ricardo Seiti Yamatogi (co-orientador), Anderson Carlos Camargo (pós-doc PNPD), Luciano dos Santos Bersot (UFPR-Palotina) e Marcus Vinícius Coutinho Cossi (UFU).
No dia 23 de julho, Bruno Melo Gaspar, discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, defendeu a sua dissertação Detecção e quantificação de Salmonella spp. em carcaças de frango artificialmente e naturalmente contaminadas através da microbiologia tradicional e método molecular; a banca de avaliação foi composta por Ricardo Seiti Yamatogi (orientador), Luciano dos Santos Bersot (UFPR-Palotina) e Marcus Vinícius Coutinho Cossi (UFU).
Ainda no dia 23 de julho, o workshop “Perigos Microbiológicos em Carnes e Derivados” foi realizado no Departamento de Veterinária, Campus UFV. O evento contou com a participação de aproximadamente 60 inscritos, e as seguintes palestras foram apresentadas: “Atualidades em inocuidade de produtos cárneos produzidos no Brasil”, por Luís Augusto Nero, DVT, UFV; “Escherichia coli patogênicas”, por Ricardo Seiti Yamatogi, DVT, UFV, “Listeria monocytogenes”, por Luciano dos Santos Bersot, UFPR-Palotina, e “Salmonella“, por Marcus Vinícius Coutinho Cossi, UFU
No dia 24 de julho, Rafaela de Melo Tavares, discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, defendeu a sua dissertação Listeria monocytogenes: caracterização da Ilha de patogenicidade-3 (LIPI 3) e expressão de llsX em condições de estresse; a banca de avaliação foi composta por Luís Augusto Nero (orientador), Luciano dos Santos Bersot (UFPR-Palotina) e Marcus Vinícius Coutinho Cossi (UFU).
A equipe do InsPOA agradece a colaboração dos professores Luciano Bersot (UFPR-Palotina) e Marcus Cossi (UFU), e parabeniza os mais novos mestres (Bruno e Rafaela) e doutor (Danilo) formados! PARABÉNS A TODOS!
Defesa do Danilo:
Defesa do Bruno:
Defesa da Rafaela:
Workshop “Perigos Microbiológicos em Carnes e Derivados”