Quem somos
Treinamentos
Você pode realizar o seu treinamento no InsPOA por diversas formas. Confira entre as opções abaixo a mais adequada para você:
Estudantes de graduação da UFV e profissionais podem realizar estágios para treinamento e acompanhamento de atividades científicas desenvolvidas no InsPOA. Esses treinamentos devem ser agendados considerando as atividades de pesquisa em andamento e disponibilidade de vagas. Para isso, é fundamental que os interessados entrem em contato com os pesquisadores responsáveis pelas atividades de pesquisa em andamento.
Estágios voluntários desenvolvidos por estudantes de graduação da UFV devem ser registrados no Serviço de Estágio da UFV.
Estágios voluntários desenvolvidos por profissionais devem ser registrados no Departamento de Veterinária através do Programa de Aprimoramento Profissional de Nível Superior (PAP).
Estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino superior e de qualquer curso superior podem realizar o seu estágio curricular no InsPOA. Para verificação de vagas e possíveis atividades a serem desenvolvidas, é fundamental que os interessados consultem previamente os pesquisadores.
Todos os estágios curriculares devem ser registrados oficialmente no Serviço de Estágio da UFV, que fornece todas as informações necessárias para o registro: acordo entre instituições, seguro de saúde exigido, concordância entre todas as partes para realização do estágio.
Bolsas de Iniciação Científica podem ser concedidas a estagiários (voluntários ou não) do InsPOA, de acordo com a demanda de concessões de órgãos de financiamento (CNPq, CAPES, FAPEMIG).
As cotas institucionais de bolsas de Iniciação Científica concedidas por esses órgãos são distribuídas considerando editais organizados regularmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, onde todos os detalhes para submissão de propostas são apresentados. Os estudantes de graduação interessados devem procurar os pesquisadores do InsPOA para verificar disponibilidade de vagas, e devem ficar atentos a esses editais. Ainda, os estudantes devem atentar a seu coeficiente de rendimento, pré-requisito usual considerado nesses editais.
Além das cotas institucionais, alguns projetos de pesquisa possuem bolsas balcão de iniciação científica, que são gerenciadas pelos pesquisadores responsáveis pela coordenação desses projetos. A disponibilidade dessas bolsas deve ser verificada diretamente com os pesquisadores do InsPOA.
A formação de Mestres e Doutores altamente qualificados em temas relacionados a qualidade e inocuidade de alimentos de origem animal é a principal Missão do InsPOA. Para isso, esses treinamentos podem ser realizados através dos Programas de Pós-Graduação em que os pesquisadores atuam como orientadores. Atualmente, os pesquisadores estão desenvolvendo atividades de orientação em um PPG:
Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária: Nota 7 na última avaliação da CAPES (2017-2020), cursos de Mestrado e Doutorado, entrada semestral, com atividades acadêmicas na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG.
Os detalhes para inscrição, processo seletivo e distribuição de vagas são detalhados nas páginas de cada Programa. A disponibilidade de vagas é determinada de acordo com cada Programa de Pós-Graduação, porém é altamente recomendável que os interessados procurem os pesquisadores do InsPOA para verificação de potenciais linhas de pesquisa a serem propostas para o treinamento.
Profissionais que obtiveram recentemente o seu Doutorado, e Doutorandos que estão em fase de conclusão de seus treinamentos, podem submeter propostas de treinamentos em Pós-Doutorado. Os interessados devem inicialmente consultar os pesquisadores do InsPOA sobre possíveis linhas de pesquisa e projetos de pesquisa em andamento, além de eventuais vagas para o desenvolvimento dessas atividades.
Uma vez definida a disponibilidade de vaga e interesse de ambas as partes, o proponente e o supervisor devem elaborar um plano de trabalho, com um cronograma definido (usualmente de 12 meses), que deve ser registrado oficialmente na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, através do Departamento de Veterinária.
A concessão de bolsas de Pós-Doutorado é realizada através de um processo independente de seu registro na Universidade Federal de Viçosa: o Pós-Doutorando não precisa, necessariamente, possuir bolsa para realizar o seu treinamento. Para concessão de bolsas, o proponente e supervisor devem submeter o plano de trabalho elaborado como propostas, de acordo com editais específicos publicados. Os principais órgãos de fomento brasileiros que possuem programas de concessão de bolsas de Pós-Doutorado são: CNPq e CAPES. A FAPEMIG, localizada no estado de Minas Gerais, também lança editais para concessão de bolsas de Pós-Doutorado.
Especificamente em relação a CAPES, a Universidade Federal de Viçosa possui um projeto em vigência no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização – PrInt, que prevê editais regulares para concessão de bolsas de Pós-Doutorado nos diferentes temas e projetos nos quais os Programas de Pós-Graduação em que os pesquisadores do InsPOA atuam. Informações sobre esse Programa e editais lançados para concessão dessas bolsas podem ser obtidas diretamente no website do PrInt-UFV.
Ao final do treinamento, um relatório deve ser elaborado para avaliação e emissão de uma declaração/certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV. Caso o treinamento seja vinculado a concessão de uma bolsa, um relatório específico para o órgão de fomento concedente deve ser elaborado e avaliado, conforme as normas estabelecidas no edital em que a proposta foi submetida.
Pesquisadores do exterior e de outras instituições nacionais podem realizar atividades acadêmicas no InsPOA. Essas atividades são usualmente realizadas devido a cooperações acadêmicas desenvolvidas pelos pesquisadores do InsPOA, além de treinamentos de estudantes de Pós-Graduação, de outras instituições do Brasil e do Exterior.
Os interessados devem inicialmente entrar em contato com os pesquisadores do InsPOA para verificação de vagas e elaboração de um plano de atividades de interesse mútuo, em coerência com as linhas de pesquisa e projetos de pesquisa do InsPOA. O plano deve ser registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, através do Departamento de Veterinária.
A concessão de bolsas e apoios depende das atividades acadêmicas propostas. Planos de atividades a serem realizados por longos períodos (superior a 1 mês) dependem de concessão de bolsas específicas, por órgãos de fomento do Brasil e do exterior (usualmente do país de origem do pesquisador): estudantes de Pós-Graduação que queiram realizar seu treinamento sanduíche no InsPOA devem verificar as opções em suas instituições de origem. Planos de atividades mais curtos, com duração de até 1 mês, também são viabilizados conforme concessão de apoios por órgãos de fomento, como o CNPq, em programas de apoio em fluxo contínuo.
Especificamente em relação a CAPES, a Universidade Federal de Viçosa possui um projeto em vigência no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização – PrInt, que prevê editais regulares para concessão de apoio a Pesquisadores Visitantes do Exterior nos diferentes temas e projetos nos quais os Programas de Pós-Graduação em que os pesquisadores do InsPOA atuam. Informações sobre esse Programa e editais lançados para concessão desses apoios podem ser obtidas diretamente no website do PrInt-UFV.